sábado, 16 de março de 2013

A engenharia da tacada de golfe


O desenvolvimento de novas tecnologias tornou-se fundamental nos esportes, o aumento do desempenho, do rendimento é surpreendente.A tecnologia se faz presente no esporte nas coisas mais simples, como numa bola de golfe. Ao dar uma tacada, observamos que a bola de golfe ganha velocidade, chega a uma altura limite e por fim chega a um ponto de desejado (ou não) pelo jogador, mas quais são os fenômenos físicos que quando devidamente manipulados em favor do esporte, pode auxiliar no desempenho do atleta no golfe? Quando uma bola de golfe se movimenta pelo ar, ela sofre o efeito de duas principais forças aerodinâmicas, a sustentação e o arrasto.
                                         

                     fig.1 - As forças que atuam sobre um asa, são as mesmas que atuam sobre uma bola

A sustentação é a força contraria ao peso da bola, mantendo a mesma suspensa por um dado período de tempo, o arrasto é a força que oferece resistência ao movimento da bola.
Para que um jogador tenha maior sucesso em sua tacada inicial, é necessário que durante o voo da bola a sustentação aja pelo maior período de tempo possível na bola, para que isso ocorra os engenheiros melhoram o design do taco para que durante o contato do taco, a bola ganhe um giro reverso ao sentido de seu movimento, gerando assim um fluxo de ar que gera a sustentação da bola. Mas apenas o design do taco não diminui a força de arrasto na bola, então os engenheiros a partir de testes concluíram que uma bola totalmente lisa oferece mais arrasto aerodinâmico do que uma bola com pequenas concavidades em sua superfície, e mais, as concavidades aumentavam o “jato de ar” que gera a sustentação da pequena bola, pois as pequenas concavidades retardam a separação da camada limite de ar (que gera turbulência, e por sua vez o arrasto) da bola, e o giro reverso da bola, ganha um grande auxiliador pois o ar passa mais tempo sendo transportado pela bola até a parte de baixo.
                                   
                fig.2 - a esquerda, bola lisa; a direita, bola com concavidades

Outra variável importante para a fabricação da bola de golfe é o seu material, o mesmo deve ser duro pois conserva melhor a energia do impacto do taco, é de costume o uso de Surlyn, que é um termoplástico usado para tampas de perfumes e garrafas plásticas.
Quando assistimos a qualquer esporte não percebemos todos os fatores de engenharia que levam o atleta a obter um melhor resultado. Mas a área de engenharia dos esportes tornou-se um importante aliado de esportistas amadores e profissionais que buscam um melhor rendimento e acima de tudo satisfação com seus resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário