domingo, 31 de março de 2013

Flyknit - o tênis que pesa menos de 160 gramas



A Nike acaba de anunciar o lançamento de um tênis para maratonistas ou para praticantes amadores, inspirado em um par de meias. O Flyknit foi desenvolvido para dar a sensação de que o atleta está usando uma segunda pele.

A empresa levou quatro anos de trabalhos conjuntos com programadores, engenheiros e designers para criar os materiais perfeitos que oferecessem o melhor desempenho, aliado à flexibilidade, ao suporte e à respirabilidade. Tudo em uma única camada. Para isso, ela teve que desenvolver máquinas especiais e softwares, para criar as intrincadas fibras que formam o calçado
 A Nike conseguiu desenvolver um tênis de corrida ultraleve, que contem apenas os materiais estritamente necessários para a sua fabricação. A parte superior do Flyknit é composta por uma única peça, eliminando qualquer desperdício ou material desnecessário, criando em um calçado que pesa menos de 160 gramas e 19% mais leve que o modelo anterior da Nike utilizado pelos medalhistas de ouro, prata e bronze, vencedores da maratona dos campeões do mundo de 2011.


quinta-feira, 21 de março de 2013

Exoesqueleto desenvolvido pela NASA para facilitar a prática de exercícios físicos desenvolvidas por astronautas poderão ser utilizadas por atletas e pessoas com mobilidade reduzida.

A NASA desenvolveu um exoesqueleto para ser utilizados por astronautas durante missões espaciais. O equipamento foi batizado de X1,pesa cerca de 25 quilos correspondente á gravidade terrestre, e foi concebido para facilitar exercícios físicos que precisam ser realizados pelos astronautas constantemente por estarem em órbita e consequentemente terem seus movimentos reduzidos. Embora o equipamento tenha sido concebido para ser usado em um ambiente com gravidade zero este projeto foi desenvolvido com vista ao futuro, pois em pouco tempo espera-se que o programa possa ajudar atletas e pessoas com mobilidade reduzida pois o mesmo possui características que podem aumentar a força sobre o atleta para o ganho de resistência física ou facilitar o movimento pra pessoas com dificuldades de se movimentar. O X1 possui um conjunto de 4 pequenos motores elétricos posicionados na altura das costelas e dos joelhos que permitem uma movimentação de 10 graus. Conforme o programa esses motores podem gerar resistência para exigir esforço do usuário ou facilitar o movimento. Um futuro nao tão distante que promete acabar com as barreiras e limitações,  além de melhorar o rendimento de atletas das várias categorias .

quarta-feira, 20 de março de 2013

USP Desenvolve software que analisa lutas de judô para ajudar atletas e técnicos.


Um novo programa de computador desenvolvido pelo Grupo de Estudos de Lutas da Escola de Educação Física e Esporte da USP (Universidade de São Paulo)   auxiliará lutadores e técnicos de judô a realizarem análises técnicas e táticas dos combates. O acompanhamento feito por vídeos de lutas registram os movimentos, ataques e golpes dos judocas
Desenvolvido pela professora Bianca Miarka, o software foi criado para acompanhar as diferenças existentes entre o estilo de luta nas diversas faixas de idade. O programa apresenta uma tela em que o operador introduz informações sobre o atleta analisado (local e tipo de competição, categoria, idade, e sexo) e acompanha a luta. 
Ao final da luta os registros são exportados para uma planilha, que registra o padrão de comportamento dos atletas. Elas mostram os tipos de ataques e golpes utilizados.

Fonte:http://noticias.universia.com.br

sábado, 16 de março de 2013

A engenharia da tacada de golfe


O desenvolvimento de novas tecnologias tornou-se fundamental nos esportes, o aumento do desempenho, do rendimento é surpreendente.A tecnologia se faz presente no esporte nas coisas mais simples, como numa bola de golfe. Ao dar uma tacada, observamos que a bola de golfe ganha velocidade, chega a uma altura limite e por fim chega a um ponto de desejado (ou não) pelo jogador, mas quais são os fenômenos físicos que quando devidamente manipulados em favor do esporte, pode auxiliar no desempenho do atleta no golfe? Quando uma bola de golfe se movimenta pelo ar, ela sofre o efeito de duas principais forças aerodinâmicas, a sustentação e o arrasto.
                                         

                     fig.1 - As forças que atuam sobre um asa, são as mesmas que atuam sobre uma bola

A sustentação é a força contraria ao peso da bola, mantendo a mesma suspensa por um dado período de tempo, o arrasto é a força que oferece resistência ao movimento da bola.

quinta-feira, 14 de março de 2013

The Athlete´s Diary ( Diário de treino do atleta ) - software


O Athlete´s Diary é um programa de computação disponível para Windows, Mac e PalmOs. O programa é designado para dar aos atletas o acompanhamento geral de seu programa. Anunciado como o mais bem vendido programa para acessório aos atletas.
O programa tem a capacidade de armazenar e organizar seu programa de treinamento, com volume total, intensidade, objetivo, além de calendários de competições, gráficos, planos de treinamento, cálculo de medias e parciais.

terça-feira, 12 de março de 2013

Piso com LEDs promete acabar com a confusão de linhas em quadras poliesportivas


                  A empresa alemã ASB Systembau GMBH desenvolveu um novo tipo de piso que utiliza luzes de LED programadas para gerar as linhas da quadra.O ASB GlassFloor, como foi batizada a invenção, está sendo usado em um colégio na Alemanha. Em sua estrutura inferior, o piso é formado por ligas metálicas e espécies de canaletas que conduzem os LEDs no formato das linhas de boa parte dos esportes de quadra.